SulRaggies

Inicial
O Ragdoll
O Gatil
Nossos Gatos
Filhotes Disponíveis
Filhotes Vendidos
Momentos
Exposições
Contatos
Links
Projeto SulRaggies Animais de Rua
boris boris boris

O Ragdoll

O padrão da raça Ragdoll

boris

Segundo o atual padrão TICA (a associação que representa o maior numero de criadores da raça no mundo e registra a raça há mais tempo, sendo considerada portanto a mais tradicional para o Ragdoll): Ragdolls devem ser gatos de pelagem semi-longa, olhos azuis, de coloração ponteada e com personalidade doce. O Ragdoll se torna um gato grande e pesado com a maturidade, que é lenta e pode demorar até 4 anos. A coloração não atinge sua totalidade antes dos 3 anos. O Ragdoll é musculoso com pouca gordura, exceto no baixo abdômen, onde é aceita.

Resumidamente os pontos principais são:

Cabeça:
Formato trapezóide invertido, amplo e com contornos ligeiramente arredondados. Testa e espaço entre as orelhas deve ter aparência plana.
Orelhas médias e amplas na base. Arredondadas na ponta.
Olhos ovais, azuis, moderadamente distantes um do outro.
Queixo bem desenvolvido
Focinho arredondado e de comprimento médio.
Perfil: Queixo forte em linha com a ponta do nariz. Do nariz, segue uma curva suave até a sobrancelha, dando aparência de "arrebitado". A partir da sobrancelha, aparência plana na testa até as orelhas. (*obs: o Perfil é MUITO importante nos Ragdolls)

Corpo:
Torso: médio-longo a longo, substancioso, peito amplo.
Pernas: Ossatura substanciosa. As traseiras ligeiramente mais longas que as dianteiras.
Cauda: de mesmo tamanho que o corpo
Ossatura geral deve ser substanciosa. Musculatura forte e pesada. As fêmeas podem ser menores que os machos.

Pelagem:
Semi-longa, suave e sedosa.
Cor: Coloração bem distribuída e mais clara no corpo com mínimo "shadding" (sombreado). Contraste definido entre o corpo e as extremidades mais escuras. Gatos mais velhos podem ser mais escuros e os mais novos podem ter cor não totalmente desenvolvida.

Marcações:

Colorpoint (divisão Sólida): orelhas, mascara, pernas, patas e cauda devem ser marcadamente mais escuras que o corpo. Um sombreamento leve no corpo é permitido.

Mitted (divisão Particolor): Assim como o Colorpoint, tem todas as extremidades mais escuras que o restante do corpo. O queixo deve ser branco e pode ter uma "flama" ou "blaze" no nariz ou entre os olhos, desde que não atinja o couro do nariz, parte interna dos olhos ou bigodes. Patas dianteiras: luvas brancas simétricas. Patas traseiras: brancas. O braço deve ir até os calcanhares e envolve-los. Não passar do meio da coxa. O corpo deve ter uma faixa branca que começa no queixo, passando pelo peito totalmente branco e atravessar inteiramente a barriga.

Bicolor (divisão Particolor): O rosto deve apresentar um "V" invertido que se circunda totalmente o couro do nariz (neste caso ele deve ser rosado) e não se estenda para fora do limite do canto externo dos olhos, e não menos que o limite do canto interno. O Ve deve ser o mais simétrico possível. O queixo deve ser branco. No corpo a coloração pode apresentar sombreamento ou pode haver manchas brancas. As 4 patas devem ser de preferência totalmente brancas, mas pequenas manchas são permitidas.

Observação: O padrão varia muito pouco para as outras associações, inclusive aquelas com clubes representantes no Brasil: FIFé, CFA, UFO, etc

De maneira geral o padrão da TICA é o ponto de partida para elaboração a atualização do padrão por outras associações, por esta abranger um numero maior de criadores sócios do mundo todo. Essa descrição foi baseada no padrão recém-atualizado, no mês de setembro de 2008 foi aceito pelo Board da TICA e pode sofrer novas modificações no próximo ano pois esta sendo revisado.

Matéria da revista Pulo do Gato ed.48. Baseada em entrevista e depoimentos de Leonora Wolter Vassao. Nenhuma parte deste texto pode ser copiada sem a expressa autorização do autor e sem referencias.

Veja exemplos de cores/marcações dos Ragdolls clicando em "Como sao as cores dos Ragdolls?"

contatos
Design de Aline Broda